sexta-feira, 15 de abril de 2016

2º Concurso de Texto

TEXTOS VENCEDORES
 

Raízes portuguesas, Inês da Fonseca silva, 6ºB

 
A Niuza, mais conhecida por Ni, tem 43 anos e até aos 30 viveu em São Sebastião do Maranhão, em Minas Gerais (Brasil).

A Ni nasceu e cresceu num meio rural, numa família pobre de 8 irmãos, 5 raparigas e 3 rapazes. É a mais nova, mas na família não faltou afeto.

Na casa de Ni não havia luz nem água canalizada, não tinham carro e era difícil apanhar o autocarro. Apesar disso, ela estudou e era aplicada na escola, por fim, licenciou-se em Direito. Hoje em dia é auxiliar administrativa.

Veio para Portugal porque se apaixonou pelo Jámirson (Já) que já cá vivia há alguns anos. Por cá casaram, no registo civil, e lá, no Brasil, pela Igreja. Agora, têm 2 filhos, o Tiago e a Clara.

A sua maior dificuldade após a chegada a Portugal foi ficar longe da família e também a questão profissional.

A Ni já não pensa voltar para o Brasil, mas mesmo assim tem muitas saudades.

Agora até já diz que ganhou «raízes portuguesas».
 
 
 
 
 
Sem arrependimentos, de Carolina Steffensen, 9ºC
 
Chama-se Steffen Steffensen é natural da Dinamarca.
Nasceu a 20 de novembro e cresceu perto de Kolding, uma pequena cidade a 1hora da capital, Copenhaga. Fez o ensino normal e ainda um curso superior. Após ter completado o seu curso Steffen ainda ficou um tempo na Dinamarca.
Hoje, já completou os seus 50 anos e 28 dos quais foram passados em Portugal numa aldeia que nunca esperara conhecer e muito menos lá viver.
Na verdade, foi a 5 de janeiro de 1988 que começou a sua maior aventura, a sua vinda para Portugal. Inicialmente pensara apenas ficar 6 meses; pretendia sair da sua zona de conforto, mas apaixonou-se tanto por Portugal que acabou por ficar mais de metade da sua vida.
Steffen confessa que aprender a falar português foi a sua maior dificuldade e que vários foram os embaraços sofridos. Não foi mesmo nada fácil aprender a falar português e ainda assim, 28 anos depois, ainda sente ter muita coisa para aprender.
Esta é a biografia de uma pessoa que se aventurou e que abandonou o seu país natal, mas que nunca se arrependeu!
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário