quinta-feira, 7 de abril de 2016

Mobilidade - testemunhos de alunos da nossa escola ex-Comenius e/ou ex-Erasmus


Olá! Sou a Ana Carolina Pádua. Participei três vezes no programa Comenius, nos anos de 2007 e 2008. Todas as experiências foram incríveis, e despertaram em mim o gosto por conhecer outras culturas, viajar e fazer novos amigos!

Durante uma semana recebi uma colega francesa em minha casa, a Flora Benoist. Esta foi a minha primeira experiência internacional! Ficámos muito amigas! Mesmo após a estadia dela em Portugal, mantivemos o contacto por e-mail e cartas... Ela até voltou a Santo André com a família, 2 anos depois! E ainda hoje enviamos mensagens uma à outra nos nossos aniversários.

Mais tarde, eu passei uma semana de intercâmbio em Latina, Itália. Mais uma vez, adorei a experiência! Lembro-me de estar um pouco apreensiva, pois não sabia falar Italiano e o Inglês também não era o meu forte. Mas a comunicação gestual resolvia tudo quando as palavras faltavam! E, acabou por ser um empurrãozinho para desenvolver o meu vocabulário, tanto em Inglês como em Italiano. A família de acolhimento era muito simpática e atenciosa, o que facilitou muito a minha integração. Além disso, ainda tivemos a oportunidade de passear por Roma, uma cidade nova para mim. Foi uma experiência inesquecível!

Gostei tanto destas experiências que, um ano depois, voltei a receber mais dois colegas franceses em minha casa.
Todas estas vivências tiveram um impacto muito positivo no meu desenvolvimento enquanto jovem. Tornaram-me uma pessoa com uma melhor capacidade de comunicação com pessoas de outras culturas, mais sociável e confiante.  Acima de tudo, vivi momentos muito felizes e guardo memórias fantásticas desses tempos, que agora recordo com saudades!
Recomendo vivamente a participação em programas de intercâmbio, porque estas experiências tornam-nos mais capazes de enfrentar desafios, permitem-nos fazer amigos de todos os cantos da Europa e, em consequência disso, desenvolvem muito a nossa capacidade de comunicação! Se tiverem oportunidade de fazer um, aproveitem para sair da vossa zona de conforto. Acreditem... É aí que coisas mágicas vão acontecer, que vocês jamais irão esquecer!!




Olá sou o Tomás Porto, participei no projeto Comenius. Recebi em minha casa alunos vindos de França e também tive a possibilidade de partir em mobilidade.
A inserção/integração foi bastante fácil. Todos os alunos da turma em que fui inserido foram muito acessiveis e simpáticos. Fizeram tudo para que nos sentíssemos em casa. Mostraram-nos a sua escola com muito prazer e organizaram diversas atividades em conjunto para que a nossa integração fosse rápida e agradável. A minha família de acolhimento tratou-me como se fosse um filho. Deixou-me completamente à vontade e tive todas as condições necessárias para estar confortavel e me sentir bem.
Não consigo pensar em desvantagens neste tipo de programas/atividades. No meu caso para além de todas as vantagens que este tipo de trocas culturais trazem a nível de crescimento pessoal e humano, foi muito importante praticar a lingua francesa que hoje me é muito útil. É muito mais fácil aprender uma lingua quando a ouves constantemente e tens realmente de a usar no teu dia-a-dia.
Recomendo a 200% a participação dos jovens neste tipo de programas. São experiências únicas. É realmente juntar o prazer ao crescimento.
 
Olá sou a Cláudia Pimentel. Sou estudante universitária em Manchester, Reino Unido.
Participei no programa Comenius - Itália. O programa durou uma semana.
A família em que fui inserida acolheu-me muitíssimo bem. A mãe e as três filhas foram muito atenciosas e simpáticas, e a comunicação entre as quatro foi fácil e genuína, já que todas falavam Inglês e Francês, e por vezes entendiam também Português. Culturalmente, senti algumas diferenças relativamente aos hobbies e interesses dos adolescentes italianos e também relativamente à forma como socializam. Contudo, por serem pessoas simpáticas e agradáveis, conseguimos ultrapassar essas diferenças e conhecermo-nos como indivíduos. 
Esta experiência foi sem dúvida a melhor que tive no âmbito escolar. Não considero que tenha nenhuma desvantagem. O contacto com outras culturas e com outro sistema de ensino só trouxe mais conhecimento e intrinsecamente alterou a minha perspectiva sobre o conceito de escola, nomeadamente sobre o currículo e organização escolar. O programa também me ajudou a compreender a origem e falsidade de alguns estereótipos sobre o povo Italiano e sobre a vida em Itália. 
Recomendo totalmente a participação num programa de mobilidade. Para além de ser uma oportunidade única para viajar e conhecer História, Arte, e Gastronomia, é também uma excelente oportunidade para assimilar novos paradigmas de interacção, aprender a comunicar com outros povos, e, claro, fazer novos amigos.
 


 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário