segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Capitais Europeias da Cultura 2018

 A escolha destas cidades foi oficializada pela Decisão do Conselho relativa à manifestação «Capital Europeia da Cultura» 2017-2018 (a confirmar para Leeuwarden).

A seleção é o resultado de uma análise detalhada de um conjunto de critérios  definidos pelas instituições europeias que fazem parte dos programas desenhados pelas organizações das cidades candidatas.


Leeuwarden




Em Leeuwarden, o programa conta com mais de 60 eventos principais e centenas de projectos comunitários, osMienskip, divididos em quatro temas: atreva-se a sonhar, atreva-se a agir, atreva-se a ser diferente e monarquia frísia. Leeuwarden aposta no reforço do roteiro turístico, o qual inclui fazer compras nas ruas da cidade, desfrutar de um passeio de barco pelos canais centenários e descobrir as raízes culturais da Frísia.

La Valeta



Em La Valeta, o programa aposta num conjunto de projectos artísticos, culturais e comunitários, bem como festivais e carnavais de modo a promover o património cultural e a identidade maltesa. Tenta-se sobretudo realçar a história de La Valeta através da participação ativa da comunidade.


NOTA:
Capital Europeia da Cultura foi lançada em Atenas em 1985, como uma iniciativa intergovernamental. No entanto, desde 2005, a nomeação das cidades passou a estar englobada no âmbito comunitário.

A manifestação "Capital Europeia da Cultura" era designada até 1999 por "Cidade Europeia da Cultura". Este título só pode ser atribuído pelo Conselho de Ministros da União Europeia. Atualmente, podem ser designadas como "Capital Europeia da Cultura":

  • uma cidade de um Estado-Membro da UE, seguindo uma ordem prevista;
  • uma cidade indicada por um país terceiro europeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário