sexta-feira, 20 de maio de 2022

Euroscola - 20 de maio

 Hoje, foi dia de Euroscola online no AESA.

Obrigada  Iara Azevedo, Gustavo Cruz, Bruna Santos e Inês Felix.





«A democracia na União Europeia assenta na existência de meios de comunicação social livres e independentes. A desinformação mina a confiança nas instituições e nos meios de comunicação tradicionais e digitais e prejudica as nossas democracias ao comprometer a capacidade dos cidadãos de tomarem decisões bem informadas, portanto, a desinformação enfraquece a liberdade de expressão. Eis as nossas propostas:

 1- Propomos a promoção de campanhas de sensibilização promovidas pelas instituições locais de poder político (juntas de freguesia, autarquias) e outras da sociedade civil (associações profissionais) para combater os efeitos negativos da desinformação nos cidadãos. A disseminação de desinformação pode ter uma série de consequências, como ameaçar as nossas democracias e até colocar em risco a saúde dos cidadãos

2- Defendemos como medida de regulação do ciberespaço, a criação de uma rede nacional de magistrados especializada em criminalidade informática, que daria aos procuradores acesso privilegiado a inquéritos e provas digitais para provar a veracidade de sites e informações.

3- O Fack Check Explorer é uma aplicação da Google que pretende comprovar qual o grau de verdade das informações jornalísticas. O que nós propomos é que a cada notícia falsa publicada em diversos sites, seja feita uma investigação pela polícia judiciária para apurar os verdadeiros autores das fakenews, e consequentemente serem condenados com uma pena de prisão ou uma multa por danos morais, e caso sejam jornalistas lhe seja revogada a carteira profissional.»



Sem comentários:

Enviar um comentário