sábado, 5 de março de 2022

Porta-Vozes do Oceano, um projeto Etwinning

Um projeto Etwinning entre escolas portuguesas e francesas.

Contexto

Em junho de 2022, Lisboa acolherá a 2ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas. Este, é, portanto, um contexto de extrema importância, em que todos, especialmente os mais jovens, estarão de olhos postos na conservação da biodiversidade marinha. É o momento ideal para consciencializar os alunos das escolas francesas e portuguesas sobre estes relevantes temas da atualidade.

No âmbito dos eixos Oceano, Educação e Juventude e Línguas Francesa e Portuguesa da Temporada Cruzada França-Portugal, a realizar-se entre fevereiro e outubro de 2022, o Instituto Francês de Portugal e a Coordenação do Ensino Português em França – Camões, I.P. unem-se num projeto comum em torno destas três temáticas, intitulando-se “Porta-vozes do Oceano”.

Principais objetivos

·        Explorar as línguas francesa e portuguesa e abordar questões contemporâneas através de uma pedagogia de projeto inovadora e inspiradora;

·        Sensibilizar os alunos sobre o problema da poluição plástica nos oceanos;

·        Promover as ligações entre o mundo científico e o meio escolar;

·        Estabelecer as bases de uma interface privilegiada para intercâmbios e encontros ao serviço da cooperação educativa e linguística franco-portuguesa.

Parceiros externos

Direção-Geral de Educação - eTwinning França e eTwinning Portugal - Fundação Oceano Azul - Fondation Tara Océan

 

Como se desenvolve o projeto

Etapa 1 – Divulgação do projeto e formação de professores • Reunião de apresentação do projeto aos diretores • Sessão de sensibilização aos professores o Apresentação completa do projeto e do plano de formação o Formação básica sobre literacia azul o Apresentação eTwinning com exemplos de projetos & campanhas de sensibilização • Elaboração do plano de intervenção pedagógica de cada parceria.

Etapa 2 – Formação dos alunos e elaboração das campanhas • Desenvolvimento das campanhas • Visitas de estudo o Presenciais e virtuais. Ex: Oceanário; Goélette-Tara; Pavilhão da água; Navio Gil Eannes; Áreas Marinhas Protegidas.

Etapa 3 – Finalização e divulgação das campanhas aquando da celebração do Dia Mundial do Oceano.

O projeto

Este projeto Etwinning envolve 3 escolas (2 portuguesas, Agrupamento de Escolas de Santo André, Santiago do Cacém e Escola Secundária Poeta Al-Berto de Sines, e 1 francesa, Cité Scolaire International Europole de Grenoble.

Escolheu-se como título para este projeto em particular. O projeto visa a proteção dos oceanos e do meio ambiente, enquadrando-se, deste modo, no compromisso verde em vigor no Agrupamento de Escolas de Santo André e nos objetivos do programa EPAS (alterações climáticas).

Objetivos específicos do projeto:

·        Sensibilizar os alunos para a problemática das alterações climáticas e as suas consequências, nomeadamente nos oceanos e para a poluição;

·        Sensibilizar os alunos para assumirem comportamentos que refletem o respeito e valorização da água enquanto recurso;

·        Sensibilizar os alunos para a importância da separação do lixo e para a reutilização de artigos plásticos;

·        Desenvolver as competências comunicativas, orais e escritas (língua materna e língua estrangeira);

·        Estabelecer relações interculturais entre a língua materna e a língua estrangeira, enriquecendo a sua visão do mundo e a interpretação das diferenças e das semelhanças.

Principais atividades:

·        Criação de um logótipo



·        Pequena apresentação digital dos alunos e das escolas parceiras

·        Elaboração de textos  / flyers / campanha / spots publicitários em prol dos oceanos

·        Verificação do plástico que circula e descobrir o que se faz com ele (campanha de recolha de plástico na escola)

·      Dar uma segunda vida aos objetos (criação de trabalhos artísticos a partir do plástico recolhido)

·   Recolha de textos/canções alusivas à temática e seu tratamento - ao longo do desenvolvimento do projeto

Saídas de campo, ações de limpeza na praia. 






Sem comentários:

Enviar um comentário