quarta-feira, 2 de maio de 2018

Assistente de Francês - 2º ano

O prazer das línguas num mundo alegre
É assim: do português nunca aprendi as regras; nem frequentei o ensino. Gostei da música da língua e fui ao Brasil aprender nas ruas.
Na vida, eu não gosto de complicações - é igual nas línguas. E pois é, no fundo, sempre vi as línguas como realidades feitas de prazer e vitalidade.
Uma língua é o quê? Gramática, aborrecimento, chatice? Pode ser; aliás para mim já foi. Mas também é a melhor maneira que conheço de me ligar à alma dum povo.
Uma língua é chegar a Santo André com sotaque brasileirinho, almadiçoar joyeusement o tempo e descobrir logo a seguir que acham que ele é brasileiro. Pois é!
Uma língua é epá, opa, 'já não sei, pá', é um acento gráfico louco que sempre está onde não deveria. É resmungar da matéria com os alunos e depois fazer o mesmo com os professores (José, se estás a ler...). É rir e partilhar e rir mais ainda. Pois é!
Uma língua é aprender que não se mexe com o Benfica, que não há pior criatura que um Espanhol (senão, talvez, um sportinguista), que se come bacalhau até no Natal. Pois é..?
Uma língua, finalmente, é um tesouro, quer a sua, ou quer a de outro. É um oceano, um Mar que se estende para nós mergulharmos nele. É uma segunda pele que nos cola à alegria do mundo.
A quem não gosta de línguas, quero então dizer: faça o favor de parar de complicar.
Ultrapasse a disciplina escolar, deixe a ideia de ser julgado e logo descobrirá, sem mesmo querer, que está a disfrutar. Veja lá o caso do jovem Pierre: o português levou-me até à sua terra e abriu-me o seu coração.
Entrei aqui como estrangeiro, mas vou sair (espero!) como amigo. E agora que volto ao meu próprio Mar, fica para o francês o dever de devolver o favor. Obrigado a todos, até logo e Sarava!
Pierre-Olivier Fons

Aquele rapaz francês que andava pela escola

Sem comentários:

Enviar um comentário