quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Cidade de Vª Nª de Santo André

A Freguesia de Santo André, até meados dos anos 70 do século XX era, do ponto de vista do desenvolvimento económico, essencialmente voltada para a agricultura e para as pescas.
Com o surgimento do Complexo Industrial de Sines, o Gabinete da Área de Sines construiu nesta Freguesia um Centro Urbano onde previa albergar cerca de 50000 trabalhadores da Plataforma Industrial. Estávamos então numa época em que Portugal administrava as colónias e, consequentemente, com o petróleo proveniente de Angola, e também com a construção de um porto de mar de águas profundas, previa-se um enorme desenvolvimento industrial para esta região.
Com a Revolução do 25 de Abril de 1974 e a descolonização, seguiu-se uma nova estratégia de desenvolvimento. A actual cidade de Vila Nova de Santo André tem hoje cerca de 11000 habitantes e a Freguesia cerca de 13000, sendo, por isso, a mais populosa do Município de Santiago do Cacém.
Com a extinção do Gabinete da Área de Sines em 1989, a administração deste território transitou para a competência do Município de Santiago do Cacém.
O então Centro Urbano de Santo André foi elevado a Vila em 20 de Junho de 1991 e a Cidade em 01 de Julho de 2003, com a designação de Vila Nova de Santo André.

Hoje, a Cidade, com uma população heterogénea, de características multiculturais, tem vida própria, deixando muito para trás a ideia de ser o dormitório do Complexo Industrial de Sines.


Sem comentários:

Enviar um comentário