quinta-feira, 2 de abril de 2015

POR TERRAS DE SUA MAJESTADE - VALÊNCIA


Antiga, nova, tradicional, futurista, exuberante, recatada… Valência oferece de tudo um pouco. Por isso, lá fomos nós...

Uma caminhada pelo pitoresco centro histórico de Valência, a “Ciutat Vella”, oferece uma ampla variedade de pontos de interesse e um infindável número de boas razões para se sentar e desfrutar da ótima gastronomia valenciana. Um labirinto de ruelas estreitas e a atmosfera boémia caracterizam o bairro de “El Carmen”, onde os belos monumentos medievais são intercalados com animados bares e cafés. Esta zona alberga a igreja e o convento da Carmen, datados do século XIII, sendo o último um importante museu de arte, encontrando-se em plena “Plaza del Carmen”, adornada com as suas laranjeiras e fontanários.

A Catedral de Valência (La Seu) está situada na “Plaza de la Reina”, no lugar de uma antiga mesquita árabe, e pensa-se que será o local onde está guardado o Santo Graal. A Catedral combina uma fusão de estilos arquitetónicos romanos, góticos, barrocos e renascentistas; a sua capela de S. Francisco Bórgia contém duas obras originais de Goya e a sua famosa torre sineira, "Micalet", é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade, com vistas espetaculares sobre a mesma e os seus campos agrícolas. Lembrança da Idade de Ouro valenciana, a “Lonja de la Seda” (Bolsa da seda) é um local classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, considerado também um dos mais bem preservados exemplos da arquitetura civil gótica de toda a Europa. Localizada no bairro do “Mercat”, uma zona que se desenvolveu muito graças às intensas trocas comerciais da cidade no século XVI, a Bolsa da Seda apresenta grandes colunas em espiral e uma combinação entre solenidade e extravagância arquitetónicas que impressionam todos os que a vislumbram.

O esplêndido edifício Arte Nova do “Mercat Central” (mercado central) está situado em frente à “Lonja de la Seda”.










A arquitetura histórica e o design urbano vanguardista encontram-se em perfeita harmonia em Valência, onde uma curta distância separa o centro histórico da futurista Cidade das Artes e das Ciências – um complexo urbano dedicado às artes e ciências. Concebida pelo arquiteto valenciano Santiago Calatrava, tornou-se um dos símbolos mais emblemáticos da cidade moderna.

Sem comentários:

Enviar um comentário