sexta-feira, 9 de maio de 2014

HOJE É DIA DA EUROPA!

 
O Dia da Europa (9 de maio) comemora-se porque foi nesse dia em 1950 que Robert Schuman propôs a alguns países europeus que formassem uma comunidade com objetivos comuns e pacíficos. Esta proposta ( a “Declaração Schuman”) é considerada o início da criação do que é hoje a União Europeia.

                                                     João Inverno, 7ºA


Para mim, o Dia da Europa é a comemoração do passado e do futuro desta União. Se, por um lado, relembramos a nossa História, por outro, olhamos ansiosamente para o que o futuro nos reserva.

                                               Ana Cláudia Rocha, 11ºE
 
 
 
Sabias que este ano há eleições na UE?
De 22 a 25 de maio de 2014, será eleito um novo Parlamento Europeu para o próximo mandato de cinco anos. O Parlamento Europeu exerce o poder legislativo na União Europeia em conjunto com o Conselho da UE.
Parlamento Europeu
Sendo a única instituição da UE diretamente eleita pelos cidadãos, o Parlamento Europeu representa os 500 milhões de habitantes da UE. É uma das principais instituições da UE com poder legislativo, juntamente com o Conselho da União Europeia, que representa os governos dos países da UE.
Quantos deputados do Parlamento Europeu serão eleitos?
O novo Parlamento terá  751 membros (750 deputados e 1 Presidente). Os lugares são distribuídos pelos países da UE com base no princípio de «proporcionalidade degressiva». Isto significa que os países com mais população terão mais deputados, embora os países mais pequenos estejam ligeiramente sobrerepresentados relativamente à sua dimensão. O número de deputados europeus por país varia entre 6 para Malta, Luxemburgo, Chipre e Estónia, 21 para Portugal e 96 para a Alemanha. 


Sem comentários:

Enviar um comentário