quinta-feira, 31 de outubro de 2013

31de outubro – Halloween ou Dia das Bruxas

      O Dia das Bruxas chegou. É Halloween. Um dos dias mais festejados pelos americanos e canadianos do ano, mas é famoso também na Irlanda e Reino Unido – onde toda esta história começou.
     Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão. Entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e o 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (“hallow evening”, em inglês). A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas teria começado na Idade Média, quando homens e mulheres eram perseguidos por líderes políticos e religiosos, sendo
conduzidos a julgamento pela Inquisição, com o intuito de condenar quem fosse considerado curandeiro ou pagão.
     O termo “Dia das bruxas” não é utilizado pelos povos de língua inglesa, mas sim, somente pelos países de Língua portuguesa, em particular o Brasil.
     Levado para os Estados Unidos pelos colonizadores, o Halloween é, hoje em dia, uma das festas mais populares do país. Fantasiados conforme manda o figurino fantasmagórico, meninos e meninas percorrem as casas vizinhas repetindo a frase: "Trick or Treat?" (doçuras ou travessuras), e recebem doces em troca do sossego dos donos da casa.

     Então, «doçura ou travessura»?

    










 

Sem comentários:

Enviar um comentário